Top

Rotinas Saudáveis em tempo de Pandemia

Cuidar do corpo, acalmar a mente e promover um encontro com a alma!

“Nós podemos transformar o medo”

Thich Naht Hahn

A tensão é enorme, o medo apodera-se do nosso dia a dia e entra pela nossa casa, pela nossa televisão, pelo nosso telemóvel e aloja-se ali… bem no fundo da nossa mente. Por isto, e antes de vos falar sobre os principais temas deste artigo, permitam-me esta pequena partilha sobre o MEDO.

Vivem-se tempos estranhos. Por vezes tenho ainda a sensação que estamos dentro de um qualquer filme apocalíptico.

Ficamos com medo porque a nossa sensação ( ilusória ) de total controlo e segurança se perde, desvanece. Ficamos com medo porque o NOSSO mundo, da forma como o conhecíamos pode alterar-se para sempre. A possibilidade de ficarmos infectados , de contaminarmos outros, de não conseguirmos proteger, cuidar ou salvar os nossos anciãos ou os indivíduos mais frágeis, perturba-nos, desconcentra-nos, inquieta-nos e PREOCUPA-NOS . É este pré-ocupar mental que nos desfoca, suga energia e cria um estado de alerta geral que gera – PÂNICO. Para além da consciência da necessidade da protecção contra este novo vírus, nasce também a consciência de que o mundo vai realmente mudar e vamos ter que enfrentar todas as consequências sociais e económicas que desta Pandemia vão resultar.

Física, mental e emocionalmente ficaremos esgotados. Mas não podemos esquecer que depois da tempestade virá a bonança, depois do MEDO virá a ESPERANÇA que desejo que traga consigo uma maior CONSCIÊNCIA, mais desperta para a fragilidade humana e para necessidade de respeito pelo ambiente, pela nossa saúde e pela nossa integridade. Todas as crises são oportunidades de crescimento, que nesta haja a oportunidade de trabalhar o espírito de cooperação, inter-ajuda e HUMANISMO.


ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E REFORÇO DO SISTEMA IMUNITÁRIO? 

Ontem, hoje e sempre!

Mas vamos lá ao principal motivo que me levou a escrever-vos hoje! Tenho vindo a preparar este artigo nos últimos dois dias, dias em que começam a ” chover” por todos os lados posts e mensagens sobre a necessidade de reforçar o nosso sistema imunitário nestes tempos em que a nossa sociedade lida com a presença de um novo vírus. 

A importância de um estilo de vida saudável composto por uma alimentação e nutrição adequadas é a base de um estado de saúde óptimo. A má alimentação aliada a desnutrição na maior parte das vezes pode conduzir a défices nutricionais graves que enfraquecem o nosso sistema imunitário. Numa rotina alimentar desequilibrada, muito rica em alimentos processados e altamente industrializados, farinhas refinadas, açucaras e gorduras saturadas , sem hortícolas, frutas, grãos integrais ou frutos secos muito provavelmente possui carências de vitaminas e minerais importantes ( Vitamina C , A ou D, ácidos gordos essências, magnésio, zinco, ferro, cálcio, etc… )

Estes micronutrientes ( vitaminas e minerais ) a par de importantes fitoquímicos e ácidos gordos essencias com acções anti-inflamatórias e anti-oxidantes, desempenham um papel fulcral na manutenção de um sistema imunitário forte, pronto para o que der e vier!

E claro… estes pequenos milagres da natureza não estão presentes na comida de plástico, nas bolachas, biscoitos, barrinhas, pizzas e lasanhas congeladas , salsichas e gelados que vêm em embalagens dentro de embalagens com longos prazos de validade! Estão na COMIDA REAL, nos legumes e frutas de todas as cores, nos frutos secos e nos grãos integrais (grãos inteiros, daqueles que conservam o seu gérmen), estão também nos produtos de origem animal como o peixe gordo, nas raízes como o gengibre e a curcuma, nas algas como a spirulina e a clorela e nas plantas e ervas aromáticas e medicinais como o chá verde.

Mas querem saber a verdade? Este é o caminho com ou sem COVID19! Reforço do sistema imunitário deve ser uma estratégia de ontem, de hoje e de amanhã.

A suplementação com multivitamínicos a partir de hoje não evitará o contágio, shots de curcuma e erva trigo a partir de hoje não evitarão o contágio, 10 laranjas por dia a partir de hoje não evitarão o contágio, mas se a realidade atual o despertou para a importância de uma alimentação equilibrada e rica em elementos protectores, então este pode ser o momento perfeito… e a partir de hoje mude. O hoje de hoje será o ontem de amanhã e todos os momentos serão bons momentos para implementar uma mudança positiva! O reforço do sistema imunitário não evitará o contágio ( a melhor estratégia para conter a propagação do vírus é sem dúvida o isolamentos social ) mas dotará o seu organismo de armas importantíssimas para combater qualquer tipo de agente invasivo.

Em tempo de PANDEMIA cuide-se, alimente-se bem, beba muita água (preferindo bebidas mornas e quentes como as infusões de plantas), inclua nos seus cozinhados temperos acres e picantes, inclua na sua rotina alimentar alimentos ricos em vitamina C e probióticos ( fermentados ) , evite processados e bebidas açucaradas, evite consumo excessivo de bebidas alcoólicas, durma muito, apanhe um bocadinho de sol e relaxe! Mas isto, dir-lhe-ia eu também num qualquer outro momento.

Papas de Aveia – o melhor pequeno-almoço do MUNDO
Cozinhadas em lume brando com bebida de aveia, maça ralada, amêndoas partidas, , sementes de girassol e uma colher de chá de açaí em pó. Por cima muita canela, fruta da época e sementinhas de sésamo.

Acalmar a mente e nutrir a alma!

Ferramentas terapêuticas para dias mais longos

Os momentos de crise podem-se transformar em oportunidades. 

Sem perder a consciência e o respeito pela realidade atual que nos rodeia podemos e devemos criar oportunidade e despertar a criatividade que alegra dias cinzentos.

O excesso de trabalho, o frenesim diário gerado por mil e uma responsabilidades. A tensão e o stress ( laboral, social, familiar…) criam habituação e parece que já não sabemos viver sem estes. Uma espécie de síndrome de Estocolmo que gera uma espécie de simpatia e apego aos nossos agressores diários.

Fomos obrigados a parar, é certo! O momento é de recolhimento, protecção e atenção. Mas só nos resta tirar o melhor partido da situação. 

1) COZINHAR

Falta de tempo para ir para a cozinha normalmente? Este é o momento! 

Experimente receitas de pães, bolos saudáveis , bolachinhas e bolinhas energéticas ( bem, convém ter cuidado com as bolinhas energéticas se não se movimenta muito estes dias!!! )

Leve as crianças para a cozinha, elas vão adorar!

Pode ainda aventurar-se para coisas mais arrojadas como pratos diferentes que normalmente implicam maior tempo de confecção, muffins de vegetais, hambúrgueres ou almôndegas vegetarianas que pode fazer em quantidade para congelar ( em breve lanço novas receitas!!! ) , fermentados ou germinados!

2) ARRUMAR, LIMPAR E REORGANIZAR OS ESPAÇOS

Sabe aquela limpeza de Primavera que sempre se lamenta não ter tido tempo suficiente para ficar tudo impecável? Este é o momento!!!

Organizar o nosso ninho tornando-o arejado e ao mesmo tempo acolhedor ( bem ao nosso gosto! ) é o primeiro passo para organizar a mente. A organização e limpeza dos espaços têm muita influência no nosso estado mental e energético.

Arrume gavetas e reorganize armários. Tire para todas as fotografias antigas e crie novos álbuns! Todos vão adorar participar e será um momento inesquecível, tal como todos aqueles que vivem nessas fotografias.

3) TEM UM PEDACINHO DE TERRA?

ENTÃO É PARA LÁ QUE TEM DE IR!

O contacto com a Natureza é por si só revigorante. Há uma troca intensa de energias quando estamos em contacto com a Terra, como se ela não se importasse de ficar com o que de menos bom carregamos e, de bom grado, nos presenteasse com energia boa, limpa e forte.

Se puder, tire os sapatos e (se o sol brilhar e estiver quentinho) tire as meias e sinta a Terra. Cuide das flores, semeie, plante ou limpe canteiros, mais do que aquilo que está a fazer, interessa mais o que toca enquanto o faz.

4) ESCREVA, DESENHE, PINTE…

Já pensou em ter um diário? Porque não?

Um diário ou um caderninho dos desabafos ( como gosto de lhe chamar  ) pode ser um dos nossos melhores amigos. Permite-nos organizar ideias. Enquanto escrevemos, ordenamos o nosso pensamento e a nossa mente gosta de tudo bem arrumadinho no seu lugar. Se escrevemos sobre nós isto pode ter um efeito libertador, uma partilha de mim para mim, uma conversinha com os nossos “demónios” interiores que me permite conhecer, compreender ou aceitar o que muitas vezes me perturba, angustia ou confunde.

Se gosta de desenhar ou pintar, experimente desenhar ou pintar mandalas. Pela sua geometria, pelos detalhes, pelas inúmeras cores que vai querer utilizar para as colorir, a actividade vai ter um poderoso efeito meditativo. Se preferir juntar-se aos Picassos aí de casa, então desperte a sua criatividade e volte a ser criança de novo! Sentir-se-á leve leve!

5) TERAPIAS MENTE-CORPO

Meditação, Yoga, Qi-gong, Tai-chi ou artes marciais, são muitas as terapias mente-corpo que nos podem ajudar ao longo de toda a nossa vida a superar desafios. Se já pratica mas normalmente sente que gostaria de se dedicar mais á prática diária, então agora talvez possa fazê-lo. Procure um espaço adequado, não terá certamente tanto espaço como na sua sala de prática habitual, nem terá o seu professor habitual mas tem-se a si e á sua vontade de praticar e isso é o mais importante. A nossa prática pessoal ( Sadhana no Yoga ) é o mais importante para realmente nos conectarmos e sentirmos o que este tipo de práticas podem fazer por nós, pelo nosso corpo e mente. Uma ferramenta extraordinária que usada diariamente serve como um elixir. Nesta fase de contenção e recolhimento em casa não se dedique só à parte teórica destas práticas ( pode ser esta a tendência – devorar livros sentados no sofá !!! ) , dedique-se a criar a sua zona TABU , aquela que ninguém invade, que é só nossa, aquele momento que ninguém perturba, que também é só nosso. Mesmo que sejam apenas 5 ou 10 minutos, pratique!

” Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta”

Carl Jung

Nesta quarentena, para além de sonhar e desejar que tudo se resolva… vamos também olhar para dentro?


Este momento de crise pode despertar consciências para as coisas que realmente importam. Ainda ontem falávamos dos perigos da tecnologia, no facto dos jovens estarem a perder competências sociais, da desvalorização do que nos une enquanto POVO, na hipervalorização do TER em vez do SER… Somos muito frágeis, se nos tiram o tapete ( a segurança ilusória ) redefinem-se os valores.

Vamos todos ressacar abraços, mãos e olhares. Ressacar muito…. Vamos todos perceber que quando a a indústria abranda também há uma Mãe Natureza que respira melhor, que quando não estamos horas a fio a trabalhar brincamos e namoramos mais. Acredito que podemos fazer deste (longo) recolhimento e restrição à nossa liberdade (idealmente livres de infecção e sintomas) um período transformador e até revelador, e que depois poderemos voltar cheios de energia, com mentes mais calmas e com uma enorme vontade de AMAR.

Embora tudo aquilo que vos escrevi neste post sobre ” tirar tempo para nós ” pretenda aplicar também em mim, creio que será uma fase com mais tempo para a escrita  . Prometo organizar conteúdos e fazer muitas partilhas de coisas boas!

Fiquem em casa! Protejam-se com consciência, alimentem-se bem, durmam muito e cuidem muito de vocês!

Um beijinho,

Cátia

Share