Top

Bolinhas energéticas de Beterraba

A beterraba…

Sem dúvida um dos nossos hortícolas favoritos que traz cor, sabor e anima todos os cenários, quer seja do pequeno-almoço, almoço, jantar, lancheira ou toalha de piquenique.

A cor vermelha intensa deste vegetal é-lhe atribuída pela betacianina, sendo este pigmento muito utilizado como corante pela indústria alimentar.

Um dos benefícios mais reconhecidos na beterraba é o seu teor de ferro, sendo por isso vantajosa no caso de anemias ferropénicas. No entanto, a ciência actual tem-lhe evidenciado outras propriedades, nomeadamente a importância dos seus teores de ácido fólico e de ferro para a manutenção e reforço de células sanguíneas saudáveis. Estudos recentes mostraram também que os seus pigmentos, com potentes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias pelo facto de conterem nitratos, têm um efeito benéfico no sistema cardiovascular, aumentando o fluxo sanguíneo. Ou seja, por consequência melhora a circulação e reduz a pressão sanguínea. Os seus teores de ferro, vitamina C e potássio também mostraram ser importantes na normalização da tensão arterial.

Crua ou cozida, assada no forno ou em estufados, em sumos e batidos, na massa de bolos, muffins ou bolinhas energéticas, a beterraba pode inserir-se na nossa rotina de variadíssimas formas! 

Liga-nos à Terra, pelo seu sabor e nutrição e cá em casa tem lugar cativo!

Experimente!


Nós estaremos sempre apaixonados pela beterraba!


Ingredientes
  • 1 chávena de beterrabas raladas 
  • 1 chávena de tâmaras
  • 1/2 chávena de amêndoas inteiras 
  • 1/2 chávena de pedaços de chocolate negro ou de cacau (opcional)
  • 1/2 chávena de coco desidratado, mais cerca de 3/4 chávena para cobrir as bolinhas.
Preparação

Colocar as tâmaras e as amêndoas numa pequena tigela e cobrir com água a ferver. Repousar por 15 minutos, depois escorrer.
Colocar a beterraba num processador de alimentos e até estar triturada finamente. Adicionar as tâmaras escorridas e as amêndoas, o chocolate (se estiver a usar) e a 1/2 chávena de coco. Processar até a massa se aglomerar.
Colocar 3/4 de chávena de coco numa tigela rasa. Formar bolas com uma colher de chá da mistura e depois passar no coco ralado.
Guardar no frio. Faz cerca de 30 bolas pequenas.

Share