Top

Ritmos de Outono

Chegou o Outono, meio confuso, tímido ou baralhado. Chegaram com ele os ventos mais frios, de mudança, inquietação e questionamento. A transição de uma fase YANG, de actividade, de exteriorização, de expansão, de calor, de desinibição … para uma fase mais YIN de paragem, de interiorização, de introspecção, de quietude, de questionamento.

Todas as fases de transição podem trazer consigo insegurança, inquietação interior, dúvidas e medos. A representação do macrocosmos no microcosmos é incrivelmente sentida nestas fases tão especiais. Os ciclos da natureza a interferir com o funcionamento de cada célula do nosso corpo. 

Os meses de Outono devem ser meses de contenção e equilíbrio.

No outono, o elemento predominante é o metal, 金 (jin). Os dois sistemas no corpo que são mais fortemente activados neste momento são os pulmões e o intestino grosso. Ambos os órgãos têm a função de reunir o que é essencial e deixar de lado o que não é necessário. No ciclo dos cinco elementos, o metal é tradicionalmente o primeiro, tanto quanto qualquer círculo pode ter um começo ou um fim.

Depois do crescimento e expansão do verão (o elemento fogo na medicina chinesa) agora é hora de acalmar e trazer a nossa energia de volta e cuidar dela. É um momento especialmente apropriado para voltar a traçar trilhos, planear estratégias, definir metas e criar bases sólidas de bem-estar físico, mental, emocional e espiritual.

Não será de todo o momento ideal para pôr em prática actividades fisicamente ou emocionalmente muito exigentes ou desgastantes, melhor deixar isso para a Primavera do ano seguinte. O melhor é mesmo acalmar corpo, mente e coração e armazenar energia. Uma resposta YIN adequada a uma estação YIN.


“Assim como as árvores estão a deixar cair as suas folhas, também nós devemos deixar para trás o que já não nos é útil.”


RESPIRAR NO OUTONO

A prática de uma respiração consciente durante apenas 5 minutos por dia pode trazer inúmeros benefícios nesta estação especialmente sensível para os pulmões. “Trabalhar e purificar o Qi (energia) dos pulmões“ pode trazer um efeito extraordinário na saúde e paz de espírito durante o Outono / Inverno. 

Sentir numa posição confortável e concentrar na respiração inspirando e expirando pelo nariz, mantendo as costas direitas e permitir que o abdómen se mova com a respiração. Tão simples quanto isto. Respirar é uma poderosa arma contra tensão, seja ela física, emocional, mental ou espiritual.

Práticas mente-corpo como Yoga, Qigong ou Tai chi com adequação das asanas (posturas físicas) e exercícios à estação e ao indivíduo pode trazer inúmeros benefícios, ajudando a ultrapassar os desequilíbrios físicos e emocionais mais típicos da estação.

As nossas rotinas transformam-se naturalmente no Outono. Os dias mais curtos fazem-nos recolher mais cedo, com noite mais frias apetece lume e castanhas assadas.

O Outono não é portando só um período de deixar ir, é também um período de armazenar. As actividades de Verão terminaram e é tempo de preservar energia. Deitar cedo e acordar cedo é o mais apropriado. 

O desejo pelos sabores doces de final de Verão mantêm-se mas outros surgem e devem ser integrados nas nossas refeições. Os pungentes como a canela, gengibre, chilis devem surgir lentamente e ir integrando a nossa roda das 5 cores e sabores em cada refeição. Comer de época é sempre a melhor estratégia para conseguirmos o equilíbrio com a estação através da alimentação. Preferir maças, pêras, dióspiros, abóboras, castanhas, folhas verdes e bebidas quentes. Evitar alimentos crus, bebidas frias (especialmente cerveja que fica para trás juntamente com o Verão), lacticínios, gelados e alimentos industrializados com muito açúcar e gorduras. 

As infusões devem ser mais quentes. Deixamos a hortelã e o chá verde e damos as boas-vindas ao chá preto, ao funcho e às misturas com especiarias quentes (gengibre, cardamomo, canela).

Corpo, mente e espírito pedem nutrição mais quente, aconchego e sossego.


P+S concept – Porridge in the morning and Soup at night.
Papas de aveia de manhã e Sopa à noite.

PAPAS DE AVEIA DE OUTONO (com alfarroba, maçã e bagas de goji) 

Ingredientes
  • 3 colheres de sopa (por pessoa) de flocos de aveia integral – previamente demolhada
  • 1 colher de sopa de farinha de alfarroba
  • 1 maçã – ralada
  • Nozes e amêndoas partidas
  • Sementes de sésamo e chia
  • Sementes de cânhamo descascadas
  • Bagas de goji
  • Água, leite ou bebida vegetal – cá em casa usamos de bebida de arroz ou de amêndoa
  • Canela a gosto
Preparação

Cozinhar em lume brando, durante aproximadamente 10 min mexendo bem.
Servir com sementes, bagas de goji e polvilhar com canela.

CREME DE ABÓBORA (com coentros, sementes e nozes tostadas)

Ingredientes
  • 500g de abóbora-menina
  • 1/2 couve-flor
  • 1 chuchu
  • 2 dentes de alho
  • 1/2 cebola média
  • 2 colheres de sopa de gengibre picado – opcional
  • 2 chávenas de água
Preparação

Cozer e triturar tudo até obter um creme.
Servir com coentros frescos picados e nozes e sementes tostadas.

Share